Plano de aula inclusivo para alunos com dislexia: Como adaptar atividades de leitura e escrita com suporte visual e tecnológico

Ilustração de uma professora ajudando um aluno com dislexia a escrever a letra "D". Eles estão em uma sala de aula inclusiva com outros alunos ao fundo. Há um tablet com recurso de áudio na mesa, sugerindo o uso de tecnologia assistiva para leitura e escrita.

Você já teve um aluno que “não acompanhava a leitura”, trocava letras ou evitava escrever, mesmo sendo atento e criativo?

Esses podem ser sinais de dislexia, uma condição comum, mas muitas vezes invisível na sala de aula.

Neste artigo, vou mostrar como adaptar planos de aula de leitura e escrita de forma simples, prática e acolhedora, respeitando o ritmo e as potências desses alunos.

O que é dislexia 

• Não é falta de atenção, nem preguiça.

• É uma dificuldade neurológica na decodificação da linguagem escrita.

• Pode afetar leitura, escrita, ortografia e fluência verbal.

Dificuldades comuns que precisam ser consideradas

• Troca de letras, inversões (b x d, p x q)

• Lentidão na leitura

• Escrita confusa, com erros ortográficos persistentes

• Evitar leitura em voz alta

• Frustração e baixa autoestima

Como adaptar um plano de aula de leitura e escrita

1. Clareza no objetivo pedagógico

Ex: “Reconhecer palavras com a letra M” em vez de “desenvolver consciência fonológica”.

2. Apresentação visual do conteúdo

• Cartazes com cores e formas diferentes

• Textos com espaçamento maior e fonte como OpenDyslexic

3. Uso de tecnologia assistiva

• Microsoft Immersive Reader, Leitura em Voz Alta, aplicativos com Text-to-Speech

4. Atividades com múltiplas linguagens

• Jogo da memória com imagens e palavras

• Uso de vídeos curtos explicando fonemas

• Roda de leitura dramatizada (sem cobrança da leitura formal)

5. Avaliação adaptada

• Pode ser oral, em formato de apresentação, desenho com legenda

• Evitar apenas prova escrita como forma de medir o aprendizado

Exemplo prático de atividade adaptada =Tema: Animais da Fazenda

Objetivo adaptado: Reconhecer palavras simples (vaca, porco, cavalo) e associar à imagem

Material: Figuras coloridas, cartões com nomes, tablet com leitor de voz

Atividade: Montar painel de palavras com apoio visual e sonoro

Avaliação: Contar oralmente os nomes dos animais com apoio das imagens

IA e inclusão para dislexia

• Criar textos com linguagem simplificada

• Gerar imagens para apoiar compreensão

• Leitura automática de textos impressos (ex: app Read Aloud)

Conclusão

Incluir alunos com dislexia não é sobre “fazer menos”, mas sim sobre fazer diferente para alcançar mais.

Com pequenos ajustes, é possível transformar a relação deles com a leitura e a escrita.

Você tem alunos com dislexia? Já adaptou alguma atividade?

Compartilhe nos comentários e ajude a inspirar outros educadores!

Em breve vou liberar nosso Mini Guia Inclusivo com modelos adaptados de planos de aula, se quiser receber em primeira mão, comenta aqui ou me chama nas redes!

Leia também:

👉Plano de aula inclusivo passo a passo: Como adaptar para alunos com Deficiência Intelectual e TEA

Referências 

Associação Brasileira de Dislexia. (2023). Manual de Orientações para Educadores.

Brasil. Ministério da Educação. (2022). Diretrizes para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

International Dyslexia Association. (2024). Effective Reading Instruction for Students with Dyslexia.

CAST (Center for Applied Special Technology). (2024). Universal Design for Learning Guidelines.

Rodrigues, M. et al. (2023). O uso da tecnologia no apoio à aprendizagem de alunos com dificuldades específicas de leitura. Revista Educação e Diversidade.

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