
Você já se sentiu sobrecarregado ao planejar estratégias para alunos com TDAH?
E se existisse um assistente que pudesse te ajudar com ideias, atividades e adaptações… em segundos?
A tecnologia pode ser uma grande aliada da educação inclusiva — e o ChatGPT está aqui para provar isso!
O desafio diário dos educadores
Planejar aulas que envolvam todos os alunos já é um grande desafio. Quando falamos de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), essa tarefa exige ainda mais atenção, criatividade e sensibilidade.
Esses alunos costumam apresentar:
- Dificuldade de manter o foco por longos períodos
- Impulsividade e agitação motora
- Necessidade de instruções claras e curtas
- Preferência por atividades dinâmicas e visuais
A boa notícia: você não está sozinho nessa!
O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial capaz de gerar ideias, adaptar conteúdos e sugerir estratégias inclusivas de forma instantânea.
Você pode conversar com ele como se fosse um colega de planejamento pedagógico. Basta saber como perguntar, e é aí que entram os prompts!
O que são prompts?
Prompts são comandos ou perguntas que você faz ao ChatGPT para receber respostas personalizadas.
A forma como você escreve influencia diretamente a qualidade da resposta.
10 prompts prontos para usar com o ChatGPT no atendimento a alunos com TDAH:
Benefícios do ChatGPT para o educador:
Importante:
O ChatGPT não substitui o olhar pedagógico e humano do educador, mas é uma ferramenta poderosa para apoiar suas decisões e facilitar sua rotina.
Incluir alunos com TDAH na prática exige sensibilidade, adaptação e criatividade. Com o apoio da inteligência artificial, você pode encontrar caminhos mais simples e rápidos para atender com qualidade e carinho esses estudantes.
Teste hoje mesmo um dos prompts acima e descubra como o ChatGPT pode ser seu aliado no dia a dia escolar! E depois deixe nos comentários como foi a experiência 😉
Leia também:
👉TDAH não é moda: como a IA pode apoiar alunos neurodivergentes
👉IA na Sala de Recursos Multifuncionais: Como Personalizar o Atendimento no AEE
Se liga! A educação do futuro já começou e quem entende isso primeiro sai na frente!
Quer saber mais sobre o impacto da tecnologia na educação?
Me acompanhe por aqui para mais novidades e insights!
Até a próxima – e lembre-se: Tecnologia sem propósito é só recurso. E com propósito? É revolução.
Referências
DSM-5 – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA)
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes de AEE
CHADD – Children and Adults with Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder
Khan Academy, 2024 – Ferramentas digitais para apoio educacional
OpenAI – Guia de uso pedagógico do ChatGPT