
Um futuro que não pode excluir ninguém
Você já ouviu falar do AILit Framework?
Ele é um dos documentos mais importantes do mundo sobre letramento em Inteligência Artificial (IA) na educação. Desenvolvido pela Comissão Europeia, OCDE e Code.org, com apoio de especialistas internacionais, ele pretende orientar escolas e professores do mundo todo. E, acredite, vai influenciar até o PISA 2029, a principal avaliação internacional de educação, que, pela primeira vez, vai avaliar se os alunos são capazes de usar IA de forma crítica e ética.
Mas e a inclusão? Como garantir que alunos neurodivergentes também façam parte desse futuro tecnológico?
A IA Inclusiva na Prática não é um case de e-book ou uma promessa passageira.
É um lembrete de que ainda dá para construir marcas com lastro, baseadas em soluções reais que facilitam a vida de professores e alunos.
E aqui não se trata de competir com documentos globais como o AILit, eles têm autoridade, potencial e objetivos diferentes neste momento. Enquanto o AILit estrutura princípios para todos os alunos, nós já buscamos caminhos práticos para garantir que nenhum aluno fique para trás.
O que é o AILit Framework e por que ele importa?
O AILit Framework é um guia internacional com quatro grandes domínios e 22 competências que todo aluno deve desenvolver para se tornar letrado em IA:
- Engajar com IA – entender o que é IA, seus usos e limitações.
- Criar com IA – usar ferramentas de IA para produzir.
- Gerenciar IA – lidar com segurança, privacidade e ética.
- Projetar IA – entender como os algoritmos funcionam e pensar soluções éticas.
Ele também usa personagens lúdicos para aproximar crianças dos conceitos, o que é uma ótima estratégia para engajamento inicial.
Por que isso importa tanto?
Porque, a partir de 2029, o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) vai cobrar dos adolescentes essas competências no novo eixo Media and AI Literacy. Ou seja, professores do mundo inteiro precisarão se preparar desde já.
Mas o AILit, por enquanto, é generalista. Ele ainda não aprofunda como garantir acessibilidade e inclusão real para alunos neurodivergentes ou com deficiência.
Onde a IA Inclusiva entra nessa conversa?
É aqui que a IA Inclusiva na Prática complementa esse movimento global.
Assim como o AILit apresenta personagens para tornar a IA mais próxima dos alunos, a Turminha Inclusiva nasceu com um propósito adicional: representar a diversidade que existe dentro das salas de aula brasileiras.
👉 Nico, Luna, Beni, Sofia e Loli não são apenas personagens lúdicos. Eles simbolizam pertencimento.
Eles mostram que a IA não é só uma ferramenta tecnológica, ela pode ser um instrumento de acessibilidade, inclusão e valorização das diferenças.
Enquanto o AILit constrói princípios globais, a IA Inclusiva leva esses princípios para a realidade inclusiva brasileira, traduzindo-os em atividades e soluções práticas para professores de AEE e salas comuns.
Do global ao local: como aplicar princípios do AILit na inclusão
Aqui estão 3 exemplos práticos de como transformar princípios do AILit em ações inclusivas:
✔ Engajar com IA: Comunicação para alunos com TEA
Usar aplicativos de IA que transformam texto em imagens para facilitar a comunicação de alunos autistas não verbais.
✔ Criar com IA: Planos de aula adaptados para TDAH
Gerar, com apoio da IA, sequências didáticas com atividades curtas, visuais e interativas, mantendo a atenção e reduzindo distrações.
✔ Gerenciar IA: Uso ético para alunos com deficiência visual
Aplicar tecnologias de leitura com voz sintetizada de forma ética, garantindo privacidade dos dados dos alunos.
Essas soluções não são complexas, mas mudam vidas. Elas seguem o espírito do AILit, mas falam diretamente à realidade dos professores que precisam de apoio hoje.
Por que construir com lastro é essencial?
No meio de tantas “modas educacionais”, construir com lastro significa criar algo sólido, com base na prática, na ética e no compromisso com os professores e alunos.
E é por isso que a IA Inclusiva na Prática existe: para lembrar que tecnologia inclusiva não é tendência, é necessidade.
Se o AILit representa um passo importante no cenário global, nossa missão é garantir que esses princípios também cheguem às salas de AEE, às escolas inclusivas e a cada aluno que historicamente ficou à margem da tecnologia.
O futuro da educação com IA já começou. Documentos como o AILit Framework são essenciais para guiar esse caminho global.
Mas garantir que todos os alunos façam parte dessa revolução depende de ações práticas e inclusivas hoje.
👉 Você, educador(a), também pode fazer parte dessa mudança.
Compartilhe este artigo, leve o debate para sua escola e acompanhe o blog IA Inclusiva na Prática para receber atividades e estratégias inclusivas com IA já prontas para aplicar.
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Referências:
AILit Framework – Draft Review. Comissão Europeia, OCDE e Code.org. Disponível em: https://ailiteracyframework.org
OECD – Programme for International Student Assessment (PISA 2029). Disponível em: https://www.oecd.org/en/about/programmes/pisa.html
Media and Learning – PISA 2029 to assess students’ media and AI literacy. Disponível em: https://media-and-learning.eu/subject/artificial-intelligence/pisa-2029-to-assess-students-media-and-ai-literacy/