![]() |
Tecnologia assistiva e inteligência artificial promovendo a inclusão de alunos com dislexia na educação. |
Você já se sentiu perdida ao tentar adaptar atividades para alunos com dislexia?
A dificuldade na leitura e compreensão pode ser desafiadora tanto para o aluno quanto para o educador. Mas a boa notícia é que a tecnologia, especialmente a inteligência artificial, pode ser uma grande aliada nessa missão.
Neste artigo, você vai encontrar 5 prompts práticos, que você pode usar diretamente com ferramentas de IA como o ChatGPT, para criar recursos acessíveis e personalizados para seus alunos com dislexia.
Como a IA pode apoiar alunos com dislexia?
A IA consegue transformar textos complexos em versões acessíveis, gerar atividades adaptadas e até sugerir recursos visuais e sonoros para facilitar a aprendizagem. Isso não substitui o olhar pedagógico do professor, mas potencializa seu trabalho, poupando tempo e oferecendo soluções personalizadas.
5 Prompts com IA para ajudar alunos com dislexia na prática
Apresente cada prompt como um passo-a-passo com explicação e exemplo. Exemplo de estrutura:
1. Prompt para simplificar a leitura de textos
Prompt: “Explique este texto [colar o texto] em linguagem simples, com frases curtas e vocabulário fácil, para um aluno com dislexia de 10 anos entender.”
Como usar: Cole o conteúdo desejado na IA e utilize a versão simplificada com seus alunos.
Exemplo: Um parágrafo original e a versão simplificada lado a lado.
2. Prompt para criar perguntas com apoio visual
Prompt: “Crie 5 perguntas de compreensão de leitura sobre este texto [colar o texto] e sugira uma imagem ilustrativa para cada pergunta que ajude na compreensão.”
Como usar: Aplique na leitura guiada e use as imagens como apoio para alunos com dificuldades de decodificação textual.
3. Prompt para destacar palavras-chave
Prompt: “Resuma o texto [colar o texto] em até 5 frases, destacando palavras-chave em maiúsculas para facilitar a leitura de alunos com dislexia.”
Como usar: Entregue o resumo aos alunos como mapa de estudo visual, com palavras em destaque para facilitar a memorização.
4. Prompt com apoio fonológico
Prompt: “Reescreva este parágrafo [colar o parágrafo] com rimas ou aliterações simples para facilitar a decodificação fonológica de alunos com dislexia.”
Como usar: Ótimo para atividades de leitura em voz alta, ritmo e musicalidade.
5. Prompt para atividade gamificada
Prompt: “Crie uma atividade gamificada simples com base neste conteúdo [colar conteúdo], voltada para alunos com dislexia, usando pistas visuais e múltipla escolha.”
Como usar: Ideal para tornar o aprendizado mais leve e divertido, com foco no reforço positivo.
Tecnologia com propósito: tornando a aprendizagem mais acessível
![]() |
A inteligência artificial pode ser uma ponte de apoio entre professores e alunos com dislexia, facilitando a aprendizagem com empatia e tecnologia. |
Usar IA não é sobre substituir o professor, mas potencializar seu olhar inclusivo. Cada prompt aqui apresentado pode ser adaptado à sua realidade e aos seus alunos. O importante é lembrar: acessibilidade começa com intenção — e você já deu o primeiro passo.
Quer mais ideias como essas?
Explore outros artigos no blog e compartilhe este conteúdo com colegas da educação!
Leia também:
Dislexia e Tecnologias de Voz: A Revolução no Ensino de Alunos com Dificuldades de Leitura
Como adaptar atividades com IA no AEE: Guia prático para professores de educação inclusiva
Barreiras enfrentadas por Alunos com Autismo, e Como Superá-las com Tecnologia
Referências
-
Snowling, M. J., & Hulme, C. (2012). Interventions for children’s language and literacy difficulties. International Journal of Language & Communication Disorders.
-
Shaywitz, S. (2003). Overcoming Dyslexia: A New and Complete Science-Based Program for Reading Problems at Any Level.
-
International Dyslexia Association (IDA). (2024). Effective reading instruction for students with dyslexia.
-
UNESCO. (2023). Assistive Technology and Inclusive Education: Policy and Practice.
-
OpenAI. (2024). Using AI Tools in Education: Opportunities and Considerations for Accessibility.
-
CAST. (2022). Universal Design for Learning Guidelines version 3.0 – www.cast.org