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Tecnologia e inclusão: o uso de recursos digitais está transformando o ensino especial e tornando a aprendizagem mais acessível para todos. |
Você já se perguntou como a tecnologia pode ajudar um aluno com deficiência a aprender com mais autonomia?
As chamadas tecnologias assistivas estão transformando a realidade das salas de aula, tornando a educação mais acessível, inclusiva e eficaz.
O que são tecnologias assistivas na escola?
São recursos e ferramentas, digitais ou não, que auxiliam alunos com deficiências a desenvolverem suas habilidades e participarem das atividades escolares com mais independência.
Podem incluir desde softwares de leitura de texto, lupas digitais, até pranchas de comunicação e cadeiras adaptadas.
Exemplos práticos de tecnologias assistivas:
• Leitores de tela (como NVDA e JAWS) – para alunos com deficiência visual
• Pranchas de comunicação alternativa – para alunos não verbais
• Teclados ampliados e mouses adaptados – para alunos com deficiência motora
• Softwares de voz para texto – muito úteis para dislexia e TDAH
• Apps de organização e foco – como o Focus To-Do, usados no AEE
Cada recurso deve ser adaptado às necessidades de cada estudante — por isso, o papel do professor de AEE é essencial nesse processo.
Benefícios das tecnologias assistivas na escola:
• Promovem autonomia e autoestima
• Facilitam o acesso ao currículo
• Estimulam a participação ativa
• Reduzem barreiras de comunicação e mobilidade
• Fortalecem a inclusão real no ambiente escolar
Como começar a usar na sua escola?
• Busque conhecer as necessidades reais de cada aluno
• Consulte a equipe de AEE e especialistas
• Explore recursos gratuitos e acessíveis (como aplicativos e sites)
• Ofereça formação continuada para os professores da rede
A tecnologia, quando usada com intencionalidade, pode ser uma grande aliada da inclusão.
Você já conhecia alguma dessas ferramentas?
Compartilhe este post com outros educadores e vamos juntos transformar o aprendizado com mais acessibilidade!
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Referências para o artigo:
-
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC/SEESP, 2008.
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Bersch, M. E. Tecnologias Assistivas: recursos e estratégias para a inclusão escolar.
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Ferreira, S. M. S. P. Tecnologia Assistiva e inclusão escolar: interfaces possíveis. Revista Educação Especial, UFSM.
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MEC. Portal de Recursos Educacionais Digitais: https://plataformaintegrada.mec.gov.br
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Inclusive.org.br – Conteúdos sobre inclusão e acessibilidade.
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Cartilha de Tecnologia Assistiva – Ministério dos Direitos Humanos, 2018.