Turminha Inclusiva reunida em sala de aula com laço amarelo e cartaz ‘Falar é acolher’, representando o Setembro Amarelo Inclusivo e a importância da saúde mental para todos os alunos, incluindo neurodivergentes.

Setembro Amarelo Inclusivo: Por que Precisamos Falar de Saúde Mental com Alunos Neurodivergentes?

A pergunta que falta ser feita Todos os anos, o Brasil inteiro veste o amarelo em setembro. Escolas, empresas e até o comércio abraçam a causa da prevenção ao suicídio e da valorização da vida. Mas uma pergunta precisa ecoar: quando falamos de saúde mental, estamos realmente incluindo todos os alunos? As cartilhas e campanhas […]

Setembro Amarelo Inclusivo: Por que Precisamos Falar de Saúde Mental com Alunos Neurodivergentes? Read More »

Nico e Pedro participando de uma aula adaptada com a professora Carla, usando cartões ilustrados em sala inclusiva.

Plano de aula adaptado para alunos com autismo: estratégias práticas que funcionam no AEE

Uma história que poderia ser a sua! “Professora, ele não acompanha a turma… o que eu faço?”, essa pergunta ecoa todos os dias nas salas de recursos e nas escolas regulares. Imagine uma professora chamada Carla, dedicada, mas que se sente perdida ao adaptar conteúdos para o Pedro, aluno com autismo de 8 anos. Ela

Plano de aula adaptado para alunos com autismo: estratégias práticas que funcionam no AEE Read More »

Ilustração do personagem Nico, menino com fones verdes e camiseta com robô, excluído do lado de fora de uma sala de aula com a palavra ‘Inclusão’ rasgada na porta. Outras crianças estão dentro aprendendo com a professora. Um feixe azul em forma de tecnologia/IA simboliza esperança de inclusão real.

Quando a Inclusão é Só no Papel: O Problema Sistêmico e Como a IA Pode Promover uma Inclusão Real

Uma história que se repete: “Seu filho não pode mais frequentar a escola.”Essas palavras, infelizmente, ainda ecoam na vida de muitas famílias brasileiras. Imagine o impacto: uma criança de apenas 5 anos, autista não verbal, sendo retirada da escola porque “mordeu colegas” após uma mudança de professora. O que parece “indisciplina” é, na verdade, falta

Quando a Inclusão é Só no Papel: O Problema Sistêmico e Como a IA Pode Promover uma Inclusão Real Read More »

Nico, personagem da Turminha Inclusiva, em sala de aula ao lado de um quadro com ícone de inteligência artificial e as siglas BNCC, LBI, PEI e Salamanca, simbolizando inclusão e tecnologia na educação.

Como adaptar atividades escolares para alunos autistas usando IA: Guia prático para professores

Imagine a seguinte cena: a professora Carla prepara uma atividade de leitura para toda a turma, mas percebe que João, um aluno autista de 8 anos, fica perdido em meio a tantos textos longos. O que fazer? Recriar a atividade do zero? Deixar João de fora? Nenhuma dessas opções é justa. O caminho é adaptar.

Como adaptar atividades escolares para alunos autistas usando IA: Guia prático para professores Read More »

Ilustração da personagem Loli representando crianças superdotadas no Dia Internacional da Superdotação, cercada por símbolos de criatividade, conhecimento e tecnologia.

Dia Internacional da Superdotação: Como identificar, apoiar e incluir talentos especiais

Você sabia que muitas crianças com superdotação passam despercebidas na escola e, por isso, não recebem o apoio necessário para desenvolver todo o seu potencial?Hoje, 10 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Superdotação, uma data para promover conhecimento, inclusão e valorização dos talentos especiais que podem transformar o mundo. Na Turminha Inclusiva, nossa personagem

Dia Internacional da Superdotação: Como identificar, apoiar e incluir talentos especiais Read More »

Nico, aluno autista da Turminha Inclusiva, segura cartões com IA e lapbook do Saci em uma proposta de aulas inclusivas para alunos autistas

Aulas inclusivas para alunos autistas com IA, PEI e BNCC: uma proposta afetiva com o Saci

Aulas inclusivas para alunos autistas com IA, PEI e BNCC: uma proposta afetiva com o Saci Você já se viu diante de um desafio enorme: planejar aulas inclusivas para alunos autistas… mas sem tempo, sem recursos prontos e com uma pilha de adaptações para fazer? Se você é professora do AEE, psicopedagoga ou profissional da

Aulas inclusivas para alunos autistas com IA, PEI e BNCC: uma proposta afetiva com o Saci Read More »

Turminha Inclusiva representando professores planejando com IA para alunos com autismo

Plano de Aula para Alunos com Autismo: Como a Inteligência Artificial Ajuda Psicopedagogos e Professores a Adaptar Cada Etapa

Você já sentiu insegurança ao elaborar um plano de aula para um aluno com autismo?Mesmo com experiência, é comum surgirem dúvidas como: “Como adaptar esse conteúdo?”, “Essa atividade vai funcionar?”, “Como posso avaliar esse aluno com mais equidade?”A boa notícia é que a Inteligência Artificial (IA) chegou para facilitar esse processo e ampliar a personalização

Plano de Aula para Alunos com Autismo: Como a Inteligência Artificial Ajuda Psicopedagogos e Professores a Adaptar Cada Etapa Read More »

Turminha Inclusiva analisa um quadro com o título AILit Framework e ícones de ética, tecnologia e inclusão, representando a importância do letramento em IA para todos os alunos.

IA na Educação Inclusiva: 3 Aplicações do AILit Framework que Todo Professor Precisa Conhecer

Por Aline Coelho Xavier Previdelli Educadora e pesquisadora independente – Blog IA Inclusiva na Prática Um futuro que não pode excluir ninguém Você já pensou no impacto da IA na vida dos alunos neurodivergentes? Enquanto muitos discutem o futuro da Inteligência Artificial na educação, existe uma pergunta que poucas políticas públicas respondem: 👉 Como garantir

IA na Educação Inclusiva: 3 Aplicações do AILit Framework que Todo Professor Precisa Conhecer Read More »

Ilustração do personagem Beni com TDAH segurando um tablet e uma lâmpada em sala de aula, representando o uso da inteligência artificial na inclusão escolar.

TDAH não é moda: como a IA pode ajudar alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

📅 Publicado em 13 de julho – Dia Internacional da Conscientização do TDAH Você sabia que hoje é o Dia Internacional da Conscientização do TDAH? Milhões de crianças e adultos no mundo todo convivem com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), uma condição neurobiológica que afeta diretamente a atenção, o controle dos

TDAH não é moda: como a IA pode ajudar alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Read More »

Menina superdotada usando lupa diante de quadro com desafios e tecnologia, representando altas habilidades com IA.

Muito além do QI: Tipos de Superdotação, Características Ocultas e o Poder da IA para Pais e Educadores

Você sabia que nem todo aluno superdotado tira notas altas ou se destaca na escola?A superdotação vai muito além do QI elevado, ela pode se manifestar em diferentes áreas e, muitas vezes, passa despercebida no ambiente escolar.Neste artigo, vamos explorar os principais tipos de superdotação, suas características menos visíveis, e mostrar como a inteligência artificial

Muito além do QI: Tipos de Superdotação, Características Ocultas e o Poder da IA para Pais e Educadores Read More »